top of page

Mindshift: Reprogramando o Padrão Mental


O funcionamento da mente humana é um assunto que desafia tanto filosofias milenares como a ciência moderna.

Muitos pensadores atribuem à mente a capacidade de criar a realidade material a partir de sua atividade. Em outras palavras, acredita-se que o ser humano tem o poder de tornar real o equivalente material de suas ideias, projeções e imaginações.

Pretendo descrever aqui de forma simples e prática o mecanismo pelo qual o ser humano pode criar sua realidade partindo da gestão consciente de seus próprios pensamentos ou aplicando o princípio da auto-sugestão.

“ A auto-sugestão é o meio de controle pelo qual um indivíduo pode deliberadamente alimentar seu subconsciente com pensamentos de natureza criativa ou negligenciá-lo.” Napoleon Hill

A ideia principal descrita aqui é que o seu mundo exterior é consequência do seu mundo interior. O padrão mental gravado em seu subconsciente determina o padrão de suas reações espontâneas no dia a dia.

A maioria das pessoas acredita que vive uma vida baseada em suas escolhas. Mesmo sendo bastante esclarecidos, ao longo do dia tomamos poucas decisões que refletem a consciência que temos de nós mesmos naquele momento. Na maior parte do tempo, agimos no piloto automático, dirigidos por nossa programação mental passada.

Caso a pessoa encontre-se num momento no qual sua existência esteja sendo guiada por padrões comportamentais negativos e destrutivos, seus resultados serão inevitavelmente negativos e destrutivos. Entretanto, ninguém é obrigado a colher perpetuamente as consequências de um padrão mental e comportamental mal sucedido cultivado no passado. Podemos reprogramar nosso subconsciente para atingirmos o sucesso no futuro.

Quando permitimos que os pensamentos dominantes permaneçam em nossa mente de forma consciente, sejam eles negativos ou positivos, o princípio da auto-sugestão influencia voluntariamente o subconsciente.

Pensamentos, valores, crenças e emoções determinam nossas ações. Nossas ações determinam nossos resultados. Os resultados que obtemos nos nutrem com informações que influenciam, determinam, reafirmam ou alteram nossos pensamentos, valores e crenças.

As emoções são diretamente ligadas ao corpo e é algo sobre o qual não possuímos pleno controle. A única maneira de adquirir controle emocional é gerenciando conscientemente nossos pensamentos para direcionar nossos padrões comportamentais.

De onde surgem os pensamentos?

Os pensamentos têm origem nos arquivos de informações armazenados no subconsciente.

De onde vêm essas informações?

Essas informações vêm da programação mental passada, um conjunto de crenças armazenado no subconsciente. Essa programação determina todos os pensamentos que surgem na sua mente.

Programação mental é o conjunto de crenças arquivadas no subconsciente que determinam o modo de agir do indivíduo.

A programação mental conduz os pensamentos que surgem na sua mente. Partindo da ideia de que seus pensamentos formam o início do ciclo da criação da sua realidade pessoal, concluindo que mudando sua programação mental, você pode mudar sua vida.

Por várias vezes a nossa programação mental provém das crenças de outras pessoas.

Como acontece a programação mental?

A programação mental acontece através da captação e arquivamento de informações. Basicamente elas podem acontecer:

  1. Através da captação auditiva dos estímulos verbais – todas as frases que você ouviu no passado permanecem no seu subconsciente como parte da programação mental que conduz seus comportamentos. Quando involuntariamente o indivíduo precisa optar entre a lógica e as emoções, as emoções quase sempre vencem e um padrão comportamental automatizado é realizado;

  2. Através da captação visual de referências e modelos observados – quando crianças, aprendemos quase tudo a partir dos exemplos que vemos;

  3. Através de uma percepção generalizada de episódios específicos. Que experiências marcantes você teve quando criança? Certamente algumas foram traumáticas e deixaram marcas negativas armazenadas no subconsciente. Essas crenças negativas formadas acabam por impedir a realização bem sucedida.

Os elementos de uma mudança ou reprogramação mental são simples, porém muito poderosos:

  1. Conscientização – compreender que há no subconsciente um conjunto de crenças negativas que até agora tem determinado os rumos da sua existência;

  2. Entendimento – entender que as crenças negativas foram arquivadas no subconsciente quando você era criança;

  3. Dissociação – compreender que essas crenças negativas não são parte de você. São apenas informações armazenadas no seu subconsciente e que você pode se livrar delas, se desejar.

  4. Recondicionamento – ao tomar consciência de quais são suas crenças negativas, você pode reprogramar a sua mente, substituindo as crenças negativas por crenças positivas, que o conduzirão ao sucesso.

Você pode recomeçar sua reprogramação escrevendo e repetindo declarações que sejam de valores fundamentais para você.

Basta renunciar de forma consciente a qualquer informação que não o ajude a conquistar o que deseja e substituí-la por outra.

Numa conferência nos Estados Unidos estávamos ouvindo o Dr. John Haggai, fundador de um instituto que ajudou centenas de milhares de profissionais e comunidades ao redor do mundo. Ele já com seus 90 anos e com uma energia invejável foi solicitado pra contar o segredo de sua jovialidade. Ele pegou um pequeno bloco de couro no qual mostrou algumas palavras que estavam escritas na capa e disse: “Este é o meu self talk”, ou seja, eram as palavras que o alimentavam diariamente. Ele sabia cuidar da sua saúde mental injetando palavras de vida em sua mente todas as manhãs.

É imprescindível que você escolha conscientemente seus pensamentos e suas crenças. Elas determinarão o sucesso de sua trajetória diária.

“Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é.” Provérbios de Salomão 23:7

*Professor Dale Brant

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page