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Treinar Líderes?


"Aprender é um tesouro que vai acompanhar seu dono em todos os lugares ".

Provérbio chinês

Para treinar líderes, é preciso entender como eles aprendem melhor.

Ao contrário das crianças e adolescentes, adultos têm diferentes necessidades e exigências como aprendizes.

A educação de adultos é uma área relativamente nova de estudo que foi iniciada por Malcolm Knowles. Em sua pesquisa, Knowles destaca alguns pontos sobre o estilo de aprendizagem dos adultos que também se aplicam à forma como os líderes aprendem. Analiso esses pontos na ótica do treinador como coach, ou seja, o treinador aplicando o coaching como técnica de treinamento e desenvolvimento de líderes:

1. Os líderes são autônomos e auto-direcionados.

Eles precisam estar livres para se dirigir. Enquanto treiná-los, o trainer-coach deve envolvê-los ativamente no processo de aprendizagem e servir como facilitador e deixá-los trabalharem em projetos que reflitam seus próprios interesses. O coach permite que eles assumam responsabilidades ou liderança de grupos, e age apenas como facilitador, orientando-os aos seus próprios conhecimentos, em vez de fornecê-los com fatos.

2. Os líderes são experientes

Eles geralmente já acumularam uma infinidade de experiências de vida e conhecimento. Para ajudá-los a conectar sua aprendizagem presente com essa base de conhecimento/experiência, o coach trabalha em áreas familiares aos seus coachees a fim de ajudá-los a se relacionar com as informações e conceitos a serem desenvolvidos.

3. Os líderes são orientados a pessoas

Eles muitas vezes gostam de se relacionar e interagir com as pessoas enquanto aprendem. Esta é uma oportunidade para o coach atraí-los e envolvê-los no processo de aprendizagem.

4. Os líderes são orientados a resultados

Eles devem ter uma razão para a aprendizagem. A aprendizagem tem de ser aplicável a sua função ou responsabilidades, e agregar valor para o que eles já conhecem e fazem. O coach pode identificar objetivos individuais de cada coachee.

5. Os líderes são práticos

Eles se concentram em aspectos de um problema que seria mais útil para eles em sua própria situação. Eles podem não estar interessados em conhecimento pelo próprio conhecimento. O trainer como coach trabalha explicitamente com a lição que será útil na prática para seu coachee.

6. Os líderes devem ser respeitados

Uma vez que eles têm uma posição e influência eles gostam de ser tratados de forma diferenciada. O coach deve reconhecer a riqueza da experiência que os participantes trazem para o grupo. Eles devem ser tratados como iguais e autorizados a manifestar suas opiniões livremente no treinamento.

O que os líderes precisam para um intercâmbio de informações eficaz são 03 elementos cruciais da aprendizagem que devem estar presentes para garantir um treinamento de sucesso:

1.Motivação

Muitos fatores servem como fontes de motivação para o aprendizado de líderes:

  • O senso de propósito que vem de sua missão e função estabelecida.

  • A oportunidade de fazer novos contatos e a necessidade de associação e amizade.

  • A responsabilidade de cumprir com as expectativas de sua organização.

  • O desejo de melhorar a capacidade para servir à humanidade, à família, e melhorar capacidade de cumprir sua missão pessoal.

  • A necessidade de alcançar um status mais elevado em um trabalho, avanço profissional, e pessoal.

  • A necessidade de romper com a rotina e fazer algo diferente.

  • A necessidade de aprender por causa do conhecimento e satisfazer uma mente inquiridora.

  • O local do treinamento. 2. Ultrapassar Barreiras

Os líderes têm muitas responsabilidades que eles devem equilibrar contra as exigências de aprendizagem. A melhor maneira para motivá-los e melhorar suas razões para a aprendizagem é diminuir quaisquer interferências que possam se interpor no processo e trabalhar estratégias de motivação. Uma estratégia bem sucedida inclui a relação entre objetivo, foco, ação e resultado esperado.

3. Estabelecer Rapport

O trainer deve estabelecer contato e rapport com os participantes para motivá-los a aprender estabelecendo uma atmosfera amigável e aberta, que garanta o aproveitamento de cada um.

Resultados

A aprendizagem ocorre dentro de cada indivíduo como um processo contínuo ao longo da vida. As pessoas aprendem em diferentes velocidades. O papel do trainer como coach é fundamental para acelerar o desenvolvimento e transformá-los em resultados práticos.

*Prof. Dale Brant - WISE Institute

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